IV Colóquio do Transes

V COLÓQUIO DO TRANSES – 25 ANOS
Antropologia e devires pós-capitalistas
O IV Colóquio do Transes comemora neste ano os 25 anos de criação do Núcleo de Antropologia do Contemporâneo, do PPGAS/UFSC.
Em cada Colóquio temos uma pergunta que orienta todas as apresentações e os debates. No I Colóquio, realizado em 2014, tivemos como foco a zona de confluência entre o Estado e suas políticas sociais e as práticas e agenciamentos dos sujeitos. No II Colóquio, realizado em 2017, o eixo foi a pergunta “O que pode a Antropologia em tempos de retrocesso nos direitos”, buscando entender os novos desafios para nosso campo de pesquisa, em uma conjuntura de retrocesso, perda de direitos, tentativas de veto a certos temas de ensino e pesquisa e falência da democracia. O III Colóquio, foi realizado em 2020, já durante a pandemia, e, portanto, foi todo online. Ele, teve como foco “A imaginação Antropológica e os futuros possíveis”, partindo de um contexto em que a antropologia é colocada diante da urgência na busca de entendimento da realidade e de formulação de respostas necessárias.
Neste IV Colóquio temos como chamada “A Antropologia e os devires pós-capitalistas”, buscando ir além dos pessimismos contemporâneos assentados sobre as paisagens distópicas que temos vivido nos últimos anos, com pandemias, novos genocídios e desesperança generalizada. Entendemos ser um compromisso da Antropologia – e das ciências em geral – buscar caminhos do viver junto e novos pactos de coabitação, em todas as escalas, da local à global. A Antropologia tem muito a contribuir nesse debate, com todos os conhecimentos produzidos em nossas pesquisas etnográficas e qualitativas singulares. Resgatando as perspectivas dos colóquios anteriores, levaremos em consideração os contextos históricos, as conjunturas emergentes e a pujança da antropologia crítica e reflexiva que desenvolvemos ao longo destes 25 anos como grupo de pesquisa, para pensar resistências e práticas emancipatórias, assim como políticas de justiça social, direitos e igualdade/equidade.
Confira aqui o Caderno de Resumos com a programação no final.


